sábado, janeiro 28, 2012

Biscoitos para o chá


Bolachas de nozes


Ingredientes

150g de manteiga
180g de açúcar
200g de nozes
4 ovos
400g de farinha sem fermento

Preparação

Derreta a manteiga. Pique as nozes grosseiramente e reserve. Bata os ovos dentro de uma taça e adicione o açúcar e depois a manteiga. Bata bem. Aos poucos e sem deixar de mexer, vá incorporando a farinha e por último as nozes picadas. Numa superfície de trabalho enfarinhada, estenda a massa e molde com ela um rolo. Corte fatias com cerca de 3 mm de espessura. Disponha as bolachas num tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 15 minutos. Opção: derreta um pouco de chocolate e passe metade de cada bolacha por ele, deixe arrefecer em cima de um papel vegetal barrado com manteiga.

Bolinhos (financiers) de avelãs

Ingredientes

75g de avelãs + 40g para cobertura
230g de açúcar
130g de farinha
150g de manteiga
1 colher de sobremesa de mel
250g de claras — cerca de 6 claras
5g de fermento em pó 1 pitada de sal

Preparação

Numa frigideira antiaderente, salteie as avelãs para torrarem ligeiramente. Ainda quentes, coloque-as dentro de um pano e friccione para retirar as peles. Triture finamente 75g de avelãs. Misture a farinha previamente peneirada com o fermento, o sal, as avelãs e o açúcar. Junte as claras de ovo, o mel e a manteiga amolecida. Misture tudo muito bem e leve ao frigorífico. Barre com manteiga pequenas formas e encha-as até ¾ da sua capacidade com o preparado. Distribua pelas formas as restantes avelãs grosseiramente picadas e leve a cozer em forno pré-aquecido a 210ºC durante cerca de 10 minutos.

Bolachas de coco

Ingredientes

300g de manteiga
150g de açúcar
2 pitadas de sal
150g de coco ralado
2 ovos
300g de farinha sem fermento

Preparação

Coloque a manteiga cortada em cubinhos dentro de uma taça. Junte o açúcar, o sal, o coco ralado, um ovo e por último a farinha, mexendo bem entre cada adição. Embrulhe a massa em papel aderente e leve ao frigorífico a repousar durante cerca de 2 horas. Numa superfície enfarinhada, estenda a massa para que esta fique com uma espessura de cerca de 3,5 mm. Com um corta-bolachas, que pode ser liso ou canelado, corte pedaços de massa e disponha-os sobre um tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal. Pincele as bolachas com o restante ovo batido e leve a cozer ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 3 a 4 minutos.

Madalenas

Ingredientes

100g de farinha
3g de fermento em pó
100g de manteiga
¼ de casca de limão
2 ovos
120g de açúcar

Preparação

Deite numa taça a farinha peneirada juntamente com o fermento em pó. Derreta a manteiga em banho-maria ou no microondas e deixe arrefecer. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a farinha, a manteiga e a raspa da casca do limão, sem parar de mexer. Deite o preparado em formas previamente untadas com manteiga e leve ao frigorífico enquanto aquece o forno a 220ºC. Coza no forno durante 5 minutos. Baixe a temperatura do forno para os 200ºC e deixe cozer por cerca de mais 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.

Sem comentários: