quarta-feira, dezembro 10, 2008

E não é que hoje, o ciclo ficou completo ?!

See One, Do One, Teach One

Já tinha visto uns tantos, já tinha feito dois ou três [um hoje de manhã] e, nada que estivesse nos meus planos mais próximos..., ensinei a colocar um!

ah, estou a falar de catéteres centrais...

Hoje de tarde, quase a sair, faço uma visita ao SU, para ver como estavam as coisas na linha da frente [e tentar q não mandassem muitos cacos para cima...] e então acontece. Olha, ajuda ai a tua colega a colocar um catéter.
Primeiro rio-me. sim, sim claro, ahaha.
Afinal era a sério.
Ok. Vamos lá.
E então percebi. É muito mais fácil fazer do que ensinar. Depois da se fazer uma ou duas vezes, as mãos começam a trabalhar sozinhas. Simplesmente vai-se fazendo. Agora, estar a pensar nos passinhos todos...
Obviamente que o chefe andou a pairar por cima do acontecimento o tempo todo. Ele não é [assim tão] maluco!!
E a coisa lá se fez. Acho que aprendi mais eu com a experiência, do que a minha colega...


# é boa ideia ir "pescar" ao banco de vez em quando.
# ensinar o que se sabe mais ou menos, é o melhor caminho para ficar a saber bem.
# a mão direita é a mão direita. ou então: Não faças com a esquerda aquilo que podes fazer com a direita. (principalmente quando a carótida está aos saltinho ali ao lado...)

1 comentário:

Luís disse...

Epá epá...temos Sr. Prof. Dr. Mário Pires!! :)

Um dia destes tens de me ensinar isso. Confesso que também já vi, já tive na calha para fazer mas na imensa fila hierárquica (qual fila para o fiambre do Continente...lol) que é o internato médico num hospital central, fiquei para espectador sempre.
Com a emoção de já ter visto uma punção carotídea (dizem que é frequente quando se tenta por um CVC na jugular) durante o show. Sem eufemismos, jorra sangue "à bica". E talvez esse seja o meu único grande receio. E o pneumotórax. Só o hipertensivo, claro lol.

Abraço